Twitter

Twitter Button from twitbuttons.com

domingo, 2 de janeiro de 2011

Ultraje a Rigor - Velho e bom som


Esse fim de semana fui jantar na casa do meu irmão e quando cheguei fiquei surpreso com o show que estava tocando no DVD.
Fazia muito tempo que eu não ouvia Ultraje a Rigor. Infelizmente as vezes a gente se esquece de alguns bons sons com o passar do tempo... burrice nossa, já que hoje TÁ DIFÍCIL de promoverem boas bandas (com todo respeito àqueles que curtem Restart...rs).

Para quem é não é dessa geração, O Ultraje a rigor foi formado no final de 1980, inicialmente como uma banda de covers, principalmente Beatles, rock dos anos 60, punk e new wave. Depois de algumas formações provisórias, Roger, Leôspa, Sílvio e Edgard começaram a se apresentar em festas e barzinhos. Em 1982, ainda sem um nome fixo, decidiram por Ultraje a rigor, já que nunca eram muito fiéis às versões originais dos covers que faziam, frequentemente avacalhados ou distorcidos.
Em 83 gravaram seu primeiro compacto, "Inútil/Mim quer tocar", que, por problemas com a Censura, só saiu em outubro daquele ano.
Em '89, amadurecidos e um pouco estressados pelas longas tournées, gravaram "Crescendo", seu terceiro LP. O disco vendeu bem, mas a mídia já não estava tão interessada no Ultraje, após 4 anos de sucesso ininterrrupto. Mesmo assim, o Ultraje ainda provocava polêmica, ao provocar o anunciado fim da Censura oficial com a música "Filha da Puta". Palavrões não eram coisa comum naquela época, muito menos num refrão. Logicamente, a música foi censurada extra oficialmente em diversas rádios e em programas de TV, o que também atrapalhou na divulgação do disco. Outras músicas, com palavrões leves ou temas picantes também foram lançadas.

Confiram aqui um pouco mais dos albuns do Ultraje.

Abaixo segue um video tirado do youtube com o acústico da música "Pelado", que foi música de abertura da novela Brega e Chique (de 1987), na rede Globo (nossa... agora me senti VELHO!! HEHEHE)

2 comentários: